Fontes Históricas


FONTES HISTÓRICA

Podemos conhecer a história da seguinte forma, através dos documentos onde são divididos em cinco fontes:
Fontes Escrita: É uma forma de expressar suas idéias, sentimentos, impressões e conhecimentos, exemplo: diário, jornais impresso, cartas, registros de órgão públicos, instituições, senados e etc. Estando classificados em oficiais e não oficiais:
  • Oficiais (registra um fato, acontecimento ou evento), exemplos são os registros de instituições, como senador, câmara, tribunais, secretarias e prefeituras;
  • Não oficiais: diários, as cartas, as anotações pessoais, entre outros.


Fontes Visuais: É uma forma de o homem fazer o registro de sua vida através da imagem, ou melhor, do visual: exemplo: Pinturas, retratos, desenhos.





Fonte Oral: Uma fonte oral é aquela onde o som da vida se faz presente, podemos encontrar está fonte numa música, cantiga, documentário, até mesmo numa conversa dos mas velhos é possível saber algo e fatos que movimentaram uma sociedade ou uma época.   



Fonte Material: É uma  fonte de algo palpável que podemos sentir com as mãos. Alguns materiais são tão raros, que não podemos pegar de qualquer jeito para que a História não se perca ou  para que não seja danificado. Exemplo desta fonte: móveis, vestimentas, utensílios domésticos entre outros.
 Antigo avião e caminhão tanque as forças armadas
Sarcófago de tutankamon faraó mais novo do Egito

Nenhum comentário:

Postar um comentário